quarta-feira, 13 de outubro de 2010 | By: Isis Pimentel, 9° Turma:A

Romeu e Julieta: uma história vivida na realidade ou fruto da imaginação artística?



Romeu e Julieta, do escritor britânico William Shakespeare, conta uma famosa história de amor que envolve um casal de jovens apaixonados, proibidos de vivenciar sua experiência amorosa mediante a rivalidade de suas famílias. A intensidade dos diálogos e das ações envolvendo o atraente e trágico casal apaixonado, desperta certa desconfiança sobre os limites do real e do imaginário. Afinal, Romeu e Julieta viveram para fora da cabeça de Shakespeare?

De fato, a primeira versão impressa desta obra, cita que o enredo daquela história já havia sido encenado em diversas peças. Um italiano chamado Giralomo della Corte, que viveu na mesma época de Shakespeare, dizia que a cidade de Verona vivenciou esse caso amoroso no ano de 1303. Teria o italiano se inspirado pela obra do escritor inglês ou Shakespeare explorou oportunamente um fato histórico que chegou a seus ouvidos?

No século II, o escritor grego Xenofonte Epehesio escreveu “Anthia e Abrocomas”, que possui semelhanças com a história dos amantes italianos. Outra versão diz que o escritor italiano Luigi da Porto se inspirou em uma obra chamada “Novellino”,e produziu um romance com o nome Romeo e Guilietta.Um escritor italiano Matteo Bandello, produziu uma versão da história em 1554,que teria sido traduzida para o francês e posteriormente uma versão em inglês,transformou-a no poema “Romeus and Juliet”.

Entre tantas versões do que parece ser uma mesma obra, muitos historiadores chegaram à conclusão de que Shakespeare,teria compilado de uma peça teatral cuja origem seria desconhecida. Entre tantas versões e possibilidades, ninguém sabe afirmar se Romeu e Julieta existiram,ou se vieram a viver na Península Itálica. O único elemento realmente comprovado de toda essa história, é a existência das famílias Montecchi e Capuleti.


Fonte: http://www.brasilescola.com/historia/romeu-julieta-romance-ou-historia.htm

0 comentários:

Postar um comentário