quarta-feira, 15 de setembro de 2010 | By: Isis Pimentel, 9° Turma:A

História Do Teatro




O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem e das suas necessidades. O homem primitivo era caçador e selvagem, sentia necessidade de dominar a natureza. Surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas coletivas que abordavam as questões do Dia-a-Dia,uma espécie de rito de celebração, agradecimento ou perda. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados para ter harmonia com a natureza. Os mitos evoluiram e surgiram danças miméticas(compostas por mímica e música). O teatro deixa suas características ritualistas, dando lugar às características mais educacionais. Ainda no estágio de maior desenvolvimento, o teatro passou a representar lendas relacionadas aos deuses e heróis.

Na civilização egípcia, os ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos que vieram a existir. Estes rituais propagavam as tradições e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. Na Grécia surge o teatro. O “Ditirambo”, um tipo de procissão informal que servia para homenagear o Deus Dioniso(Deus do Vinho). Mais tarde o “Ditirambo” evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu. Eles cantavam,dançavam,contavam histórias e mitos relacionados a Deus. Sua inovação deu-se quando criou o diálogo entre coreutas e o corifeu. Assim surgem os primeiros textos teatrais.

As peças shakespearianas retrata uma variedade de emoções. Suas peças transmitem violência,comédia,tragédia. Acredita-se que Shakespeare utilizou recursos antigos, como o folclore, a mitologia e certas lendas para compor suas peças.
Shakespeare uniu três principais gêneros da literatura: verso, poesia e drama.

0 comentários:

Postar um comentário